Curso com duração de 2h30m com inscrições prévias.
Objetivo do curso: Abordar a significância clínica da DRM e discutir a pesquisa de DRM por citometria de fluxo com foco em painéis de anticorpos, padronização e sensibilidade do método, interpretação dos dados e elaboração do laudo.
Breve descrição do que será discutido: - A doença residual mínima, ou mais apropriadamente, doença residual mensurável (DRM), é a persistência de um número pequeno de células, não detectadas à análise morfológica, em pacientes durante o acompanhamento de tratamento oncohematológico e que podem ser responsáveis pela recidiva ou refratariedade de doença.
A pesquisa de DRM é de grande valor para se avaliar prognóstico e eficácia de tratamento em doenças oncohematológicas como Leucemia Linfoblástica Aguda, Leucemia Mielóide Aguda, Mieloma Múltiplo, Leucemia Linfocítica Crônica entre outras. Esta pesquisa tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente nesta era de “terapias – alvo”, onde a monitoração da DRM é fundamental para o manejo do tratamento. Neste contexto, a citometria de fluxo tem sido a metodologia mais utilizada e grandes avanços tem sido feitos em termos de padronização e aumento de sensibilidade deste método.
A SBPC/ML não se responsabiliza por coincidência de horários na escolha do curso.
Inscrições
CP 08 - Pesquisa de Doença Residual Mínima por Citometria de Fluxo
Pesquisa de Doença Residual Mínima por Citometria de Fluxo
Área: Hematologia
Coordenadora: Elizabeth Xisto Souto
Esse evento não há localização física.